INGLÊS
Fale com nosso suporte AQUI
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PARA O SSA 1
LÍNGUA ESTRANGEIRA INGLESA
Os conteúdos selecionados e organizados para cada ano do Ensino Médio destacam a leitura e compreensão de textos dos vários gêneros (textuais) presentes na sociedade (artigo informativo, carta, cartão-postal, biografia, notícia, propaganda, e-mail, tira cômica, diálogos, textos opinativos, entre outros) e as estruturas gramaticais da língua. No, entanto, de acordo com a abordagem comunicativa para o ensino de línguas, o que deve prevalecer é o contexto de uso, e não apenas as regras gramaticais. (cf. Orientações Curriculares para o Ensino Médio – OCEM – (Brasil, Ministério da Educação / Secretaria de Educação Básica, 2006).
1. Leitura, compreensão e interpretação de textos.
1.1 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão, considerando texto e contexto, assim como sua estrutura morfológica.
1.2 Reconhecer características próprias de tipo textual ou do gênero a que pertence. 1.3 Apreender as ideias principais.
1.4 Identificar a função dos principais conectores dentro da estrutura global do texto.
2. Conhecimento gramatical. Para todos os tópicos gramaticais selecionados:
Conhecer e empregá-los em diferentes situações, considerando as funções comunicativas da língua.
- Articles (casos especiais);
- Plural of nouns;
- Pronouns (object and subject pronouns);
- Verb to be;
- Possessive forms (´s) + Possessive adjectives / Possessive pronouns;
-There is / there are; There was / there were;
- Verb to have;
- Simple present;
- Simple past (regular verbs);
- Simple past (irregular verb);
- Present continuous;
- Past continuous;
- Future with going to;
- Future with will;
- Modal verbs (can, could, may, might, shall, should, ought to, will, would...);
- Usos/funções de alguns conectores (but, however, although, yet...);
- Prepositions (in, on, under, at, behind, beside…).